Logo
Logo

Perguntas frequentes

Confira o que geralmente nos perguntam e tire todas as suas dúvidas. 

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Em até 2 horas, você receberá os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos pelo e-mail cadastrado na matrícula. Caso o pagamento seja efetuado via boleto, os dados serão enviados em até 48 horas. 

Como é o certificado dos cursos da Pós PUC-Campinas em parceria com a PUCPR?

Você receberá uma dupla certificação Lato Sensu reconhecida pelo MEC, com o título de Especialista tanto pela PUC-Campinas quanto pela PUCPR. Ao final do curso, e após a avaliação das notas e aprovação na pós, o seu certificado será emitido de forma digital de acordo com um prazo pré-estipulado. 

Como faço para emitir minha NF?

As notas fiscais são disponibilizadas todo dia 30 do mês, no Portal Financeiro.  


A NF é emitida conforme o período de duração previamente estipulado da Pós. Para comprovação de valores pagos, temos a Declaração de Valores Pagos e Declaração de Adimplência, que podem ser solicitadas via atendimento ao estudante. 

Como faço para enviar a minha documentação?

O envio da documentação obrigatória é feito através do seu Portal de Serviços. Entre na sua plataforma de estudos com seu login e senha. Em seguida, no menu lateral, clique em "Vida Acadêmica" e, em seguida, em "Documentos de Matrícula". Os documentos que precisam ser enviados são o RG ou a CNH e o diploma de graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato. 

Como faço para ter acesso aos meus boletos?

O acesso aos boletos é feito através de sua Plataforma de Estudos. No menu lateral esquerdo clique em “Financeiro > Pagamentos”. Selecione seu curso de Pós, identifique as parcelas disponíveis para pagamento. Basta selecionar e escolher a forma de pagamento de sua preferência (cartão, pix ou boleto). A compensação de pagamento do boleto leva até 72 horas para efetivação no sistema.

Como funciona a avaliação final do curso?

O que conta para a obtenção da sua nota são os testes que você vai responder em cada disciplina e a realização do Projeto de Aplicação ao final do seu curso. A entrega do projeto é imprescindível para a obtenção da certificação de Especialista do Curso. 


É legal destacar que a nota para a aprovação final é 7, sendo que os questionários possuem peso 30%, e o Projeto de Aplicação é responsável por 70% da sua nota final do curso. Então, se você não for bem em uma disciplina, basta continuar se dedicando nas demais e conseguir atingir a média no projeto final. 

Como funciona a metodologia das disciplinas?

Uma nova disciplina inicia a cada 21 dias, composta por conteúdos em vídeo gravados, livros e ferramentas para fixação do conhecimento, além de dois momentos síncronos (lives ao vivo) para interação entre estudantes e professor, sendo elas: 


A disciplina é composta pelo professor-referência, responsável pelas aulas gravadas e disponibilizadas na sua plataforma, e pelo professor que ministrará as duas lives e responderá no fórum. 


Cada disciplina possui três fases:  


Fase 1 - Interação (período no menu da disciplina): 21 dias para interação no “Fale com o Professor”, onde o professor irá responder às questões e dúvidas em primeira pessoa.  


Fase 2 - Ação: realização do questionário disponível a partir do dia que inicia a disciplina, com o prazo informado no item “Hora do Teste”. 


Fase 3 - Consulta: todos os conteúdos da disciplina ficam disponíveis para consulta durante todo o curso. 

Como funcionam as avaliações por disciplina?

As disciplinas são avaliadas exclusivamente através da realização de um questionário com prazo definido na seção chamada "Hora do Teste".  As questões são objetivas, e o questionário poderá ser respondido até 2 vezes. A Plataforma irá considerar a maior nota independentemente da ordem em que forem realizados.

Como funcionam os cursos da parceria inédita da PUC-Campinas e PUCPR

Essa parceria inédita oferece diversos cursos dentro de 7 grandes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito, Energia, Negócios, Saúde e Tecnologia, com conteúdos atualizados constantemente e os melhores professores do mercado. Todas as aulas são 100% online, e a sua frequência é espontânea, mas nossa estrutura é pensada para que você tenha uma experiência de humanos para humanos. Uma nova disciplina inicia a cada 21 dias, composta por conteúdos gravados em vídeo, livros e ferramentas para fixação do conhecimento, além de dois momentos síncronos (lives ao vivo) para interação entre estudantes e professor. A disciplina é composta pelo professor-referência, responsável pelas aulas gravadas e disponibilizadas na sua plataforma, e pelo professor que ministrará as duas lives e responderá no fórum. 

Como funciona o acesso aos cursos?

Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “Área do Aluno" disponível em nosso site, digitando os dados recebidos por e-mail após a realização da inscrição e confirmação de pagamento. Quaisquer dúvidas poderão ser solucionadas junto à Community Manager do seu curso. 

Como realizo minha matrícula?

Por meio do site (ou com auxílio da nossa equipe), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos e poderá entrar em contato com a Community Manager do seu curso.

É possível iniciar minha pós-graduação da PUC-Campinas + PUCPR cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para ingressar é preciso ter concluído a graduação e colado grau. Caso tenha colado grau recentemente e ainda não tenha recebido seu diploma, pode ser apresentado um atestado de conclusão de curso, emitido pela universidade, para fins de matrícula e, posteriormente, você apresentará o documento oficial para fins de certificação. Os estudantes que ainda não concluíram a graduação e não colaram grau não podem realizar a matrícula na Pós, mas podem manifestar seu interesse e aguardar pelo início de novas turmas. 

Existem materiais de apoio?

Cada curso conta com diversas ferramentas auxiliares para as práticas propostas, assim como estudos de caso preparados pelo time da pós-graduação PUC-Campinas + PUCPR. 

Posso alterar o responsável financeiro do meu plano de pagamento?

Sim. Para alterar o responsável financeiro, o estudante deve preencher e enviar o documento provido pela IES via secretaria virtual (anexar documentos de troca para CNPJ e de pessoa física). Após a alteração, os boletos e notas fiscais são emitidos em nome do novo responsável. Notas fiscais emitidas e boletos pagos antes da troca de responsável permanecem com o nome e os dados do estudante fornecidos no ato da matrícula. 

Posso iniciar minha Pós-Graduação PUC-Campinas em parceria com a PUCPR tendo graduação em qualquer área?

Sim. O Art. 1 inciso 1º , da Resolução CNE/CES Nº 1, de 6 de abril de 2018, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu. 

Quais as formas de pagamento?

Consulte descontos e demais condições de pagamento na página do seu curso de interesse.

Quais são os canais de contato com os professores?

Os alunos terão acesso aos professores pela Plataforma de Estudos através do campo "Fale com o Professor", além dos encontros síncronos (lives ao vivo) que ocorrem periodicamente.

Qual é a duração e carga horária do curso?

Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final. 

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!


*Horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 21h. Em caso de feriado, o horário pode sofrer alteração.

Share by: